Seja bem vindo a Nan Wu Jia Brasil!
Sifu Washington Bezerra e Simo Giovanna  Bezerra
Venha nos visitar!!!
 
Tradição e alegria.
Dança do Dragão tradicional chinesa
Artigos e traduções de matérias sobre Kung Fu
Reportagens escritas e de Tv sobre nossa escola
 
Demonstrações e eventos!
Demonstrações e eventos em vídeos!

 

 

Professor Washington Bezerra 華盛頓

Nascido em 18 de abril de 1981 em São Paulo capital iniciou sua prática em arte marcial aos 08 anos de idade no Karatê Shotokan onde treinou por quase 3 anos, mas sua paixão mesmo era o kung fu, incentivado por seu pai, José Williams Bezerra, que lhe mostrava filmes do Bruce Lee desde pequeno. Aos 16 anos em 1997 começou então sua caminhada dentro da arte que sempre quis o KUNG FU.


Seu 1º instrutor foi Marcos Rocha especialista em She Quan (Serpente) e outras formas do sul da China, entre elas lhe foi apresentado o Hu Zhua (Garra de tigre) estilo que ele próprio se especializou e ama até hoje, após 3 anos o grupo acabou e ele decidiu ter contato com outros estilos treinando também Ying Zhua (garra de águia), Qi Xing Tang Lang (louva-a-deus 7 estrelas) por alguns meses, e foi treinar também com o professor de seu 1º instrutor, o Professor Cícero Luiz da Silva, que hoje está no Hung Gar (5 animais).

Em 1999 e 2000 participou do 1º Curso de Formação Docente da F.P.K.F. (Federação Paulista de Kung fu Wushu) com o na época presidente Sr. Leo Imamura do estilo Wing Chun.

Em 2001 acabou conhecendo o Sr. Carlos Eduardo Moreno, e passou a treinar com ele um combinado de varias técnicas de aplicação prática do sul da China. Com ele descobriu uma paixão, a "Dança do Leão Tradicional Chinesa" tornando-se integrante da equipe e posteriormente aprendendo a fabricar artesanalmente os próprios leões da escola, sendo assim um dos únicos não-chineses no mundo a confeccionar leões da forma tradicional com bambu e papel. Depois de aperfeiçoar a técnica de confecção passou a produzir leões sob encomenda.

Nesse período teve oportunidade de participar de inúmeras demonstrações em todo estado de São Paulo, incluindo 2 demonstrações para o então Governador do Estado de São Paulo Sr. Geraldo Alckmin, sendo convidado também até a se apresentar em Salvador (BA) e a dar aulas em Vilhena (RO) e Tangará da Serra (MT).


Em 2003 foi convidado a treinar Wushu moderno com a equipe do Sifu Thomaz Chan, mas ficou poucos meses, pois logo em seguida ajudou seu Sifu a transferir a escola para um espaço maior.

Fez inúmeros cursos de Wushu moderno tanto com o Sifu Thomaz, e curso de qualqificação em Wushu Moderno com o técnico (2009) da seleção Brasileira de Wushu, o Professor João Ferreira Silva Junior durante 1 ano.

Em 2010 a convite de um amigo, Sifu Lo Hsiang Chi (Alex Lo) participou do 1º seminário internacional do Grão Mestre Yee Chi Wai (Frank Yee) que é uma das maiores autoridades em Hung Ga e 3ª geração do lendário Wong Fei Hung, evento esse que serviu de ganhar mais conhecimento no estilo tigre com a técnica 10 Tigres que faz parte de um dos Tao Lu dos mais tradicionais do sul da China o “Fu Hok Seung Ying Kuen” (Forma combinada de Tigre e Garça). A partir daí começou uma relação mais extreita com o Sifu Lo e o Hung Ga, se dedicando ao treino,estudo e adaptação das tradições e técnicas da Linhagem “Yee’s Hung Ga”.

Em 2012 mais um Seminário Internacional desta vez da técnica da Garça passando a se dedicar exclusivamente ao estilo Hung Ga, também fez um Curso de Dança do Leão Tradicional com o Sifu Thomaz Chan. No mesmo ano, após decidir se mudar com sua (na época) esposa, a instrutora auxiliar Giovanna Lopes, para a capital do Mato Grosso – Cuiabá, chegou a hora de abrir sua própria escola de kung fu e iniciar essa nova jornada.

Em 2014 foi aceito como discípulo pelo Grão Mestre Yee Chi Wai na tradicional cerimônia de Baishi, entrando assim para a genealogia em 4ª geração do grande héroi para o povo chinês Wong Fei Hung. Também nesse ano fez sua primeira viagem à China para treinar em particular com seu Mestre e participar do 1º “Huang Fei Hong Cup” International Hung Kuen Competition em Foshan.

Professora Giovanna Lopes 租雲娜

Iniciou no Kung fu em 2007 em Vilhena RO e posteriormente em 2008 foi morar em São paulo SP onde continuou seu aprendizado junto ao Professor Washington Bezerra, na época seu esposo.

Em 2012, além de participar do 2º Curso de Dança do Leão do Sifu Thomaz Chan (Chan Hon Kit) mudou-se para Cuiabá MT e como co-fundadora iniciou os trabalhos na BAIHU. No mesmo ano passou a se dedicar exclusivamente ao estilo Tradicional Tang Fong Hung Ga da linhagem do Grão Mestre Frank Yee (Yee Chi Wai)


A partir de 2013 passou a participar das visitas ao Brasil do Grão Mestre Frank Yee (Yee Chi Wai) nos seminários e eventos junto a BAIHU.

Em 2015 foi introduzida ao Tai Chi Chuan (Taijiquan) da família Chen pela professora Mônica Han, com quem iniciou seu aprendizado da forma Lao Jia, a primeira de duas formas antigas da família Chen de Tai Chi. Estudou a Forma 19 com o mestre alemão Jan Silberstorff, o mais graduado mestre ocidental de Chen Tai Chi Chuan, sendo o primeiro aluno ocidental do grão-mestre Chen Xiaowang. Foi introduzida a forma de Leque pelo Mestre Chen Ziqiang, filho mais velho do Grão-Mestre Chen Xiaoxing, portanto um dos herdeiros da 20ª geração da família Chen, e sobrinho de Chen Xiaowang. Desde então vem treinando e se aprimorando na arte do Taijiquan.

Em 2017, na segunda vinda do Grão Mestre Yee Chi Wai a Cuiabá, a professora Giovanna acabou sendo aceita como discípula diretamente pelo grão mestre Yee a pedido dele próprio por reconhecer seu trabalho duro, dedicação e perseverança na arte, tornando-se assim 4ª geração de Wong Fei Hung também.

Na BAIHU além de co-fundadora, a professora Giovanna Lopes é responsável pela transmissão da matéria dos estilos: Tang Fong Hung Ga e Tai Chi da família Chen.