Treine online ou presencial pertinho de vocĂȘ!!!
PLANOS

 

 

Estilo
Hung ga

O Hung Ga Kuen (洪家拳), Hung Ga (洪家) ou Hung Kuen (洪拳) é um sistema de kung fu desenvolvido no século XVII, que está associado ao herói popular chinês Wong Fei Hung, que foi mestre de Hung Ga. Considerado um sistema Nan Quan, este é um dos 5 principais sistemas do sul da China (Hung Ga, Mok Ga, Choy Ga, Lau Ga e Li Ga). Sua tradução é “Punho da família Hung”.
De acordo com a lenda, foi criado em homenagem a Hung Hei Kung, que fora aluno do abade Gee Sin, um monge Chan (Zen) budista no Templo Shaolin do Sul. Gee Sim foi também o mestre de quatro outros estudantes: Choy Gau Lee, Mok Da Si, Lau Sam-Ngan e Li Yao San - que junto de Hung Hei Kung, são os patriarcas das 5 famílias principais de kung fu sulista.
Trata-se de um estilo de luta baseado nos cinco animais básicos Shao Lin: Tigre, Garça, Serpente, Dragão e o Leopardo. Além dos cinco elementos (madeira, ouro, água, fogo e terra).

Grão Mestre Frank Yee, Yee Chi Wai 余志偉

 

 

História

Hung Hei Kung originalmente tinha o sobrenome Jyu (Jyu Hei Kung) e era um mercador de chá. Após um desentendimento com membros duma classe nobre de Manchus, durante a dinastia Qing (quandos os Manchus governavam a China), Ele se refugiou no Templo Shao Lin do Sul, que acredita-se ter sido em Fujian - um ponto de resistência contra a dominação Manchu e à dinastia Qing, principalmente após a destruição do principal Templo Shao Lin, em Henan. Após algum tempo, o templo sulista também foi destruído.
Ao se refugiar no templo, Hei Kung foi aceito como aluno pelo abade Gee Sin, que em pouco tempo percebeu sua habilidade e dedicação ao Kung Fu de Shao Lin. Gee Sin estava impressionado por estas qualidades e logo começou a ensinar-lhe o Hei Hu Quan (黑虎拳 - "Punho do Tigre Negro" - o estilo externo de maior força física, trabalho duro e agressividade criado em Shao Lin), no qual era especializado. Logo após 6 anos, Hei Kung se tornou o número 1 dos rebeldes que estavam no templo apenas para aprender a lutar, e não à religião budista. Entretanto, logo após isto, o governo Qing destruiu o templo, porque estava dando abrigo a muitos rebeldes que gostariam de restaurar a última dinastia verdadeiramente chinesa, a dinastia Ming.
Com a queda do Templo Shao Lin do Sul, de acordo com algumas fontes, Hei Kung e Gee Sin uniram-se a grupos de atores de Ópera Chinesa que se transportavam em barcos vermelhos ("Hung Sheun"), para se esconderem, e atravessaram toda a China com eles. Nestes grupos, os rebeldes treinavam o Kung Fu Shao Lin sob o disfarce circense - já que o governo proibira qualquer referência a Shao Lin. Numa destas viagens, Hei Kung conheceu Fong Wing Chun, sobrinha do lendário Fong Sai Yuk (filha dele de acordo com outras fontes) e expert no estilo da Garça Shao Lin. Fong ensinou à sobrinha as técnicas da Garça de Shao Lin num sistema que usa ataques rápidos de bicar e também enfatiza o equilíbrio e técnicas de chutes rápidos. À época, Gee Sin havia sido assassinado, assim como Fong Sai Yuk, e acreditava-se que tinha sido o mesmo homem o assassino (Bak Mei em algumas fontes). Hung Hei Kung aprende o estilo da Garça com Fong Wing Chum, com quem se casa, e vinga-se da morte de seu mestre e do tio (ou pai) de sua esposa.
Hung Hei Gung, então, abriu secretamente uma escola de Kung Fu no Templo do Grande Buda, em Cantão, para treinar revolucionários. De acordo com as lendas, ele teve que adaptar suas técnicas porque os chutes rápidos e altos típicos do Norte era inapropriado para os habitantes do Sul, que eram fisicamente mais baixos que os do Norte - o povo cantonês era mais baixo e mais atarracado e preferiam usar métodos de mão. As lendas dizem que o povo sulista remava mais, assim desenvolvendo mais os braços para técnicas de mãos e que as bases no treinamento eram bem baixas e largas para a prática em barcos e lugares alagados ou escorregadios. Ele chamou sua arte de Hung Ga Kuen, ou Punho da Família Hung, principalmente para esconder suas relações com Shao Lin - quem fosse pego praticando as artes de Shao Lin era executado. Com a proibição da prática do Kung Fu removida, Hung Hei Gung começou a ensinar abertamente sua arte, e abriu uma escola em na cidade de Fa, província de Kwungtung (Cantão).
Depois de estabilizado e famoso como professor e artista marcial, Hung Hei Gung recebeu como discípulo um irmão marcial seu, Lok Ah Choy, perito na técnica Shao Lin dos Cinco Animais. Os dois juntos realizaram grandes façanhas que foram contadas de geração após geração até nossos dias. Após um tempo alunos e mestres se separaram, e Lok Ah Choy abriu sua própria escola, onde teve muitos discípulos. Os dois melhores estudantes foram Wong Tai e depois o filho deste, Wong Kay Yin. Mais tarde, estes se uniram aos "Dez tigres de Cantão", um importante grupo de mestres, os melhores lutadores de Cantão, que lutavam para defender os cidadãos da tirania dos Manchus. A fama de Wong Kay Yin só foi ultrapassada pelo seu próprio filho, Wong Fei Hung. A fama de Wong Fei Hung foi relatada em inúmeros filmes e até hoje, ele é um importante herói patriota do povo chinês.
Graças à rotina de seu pai, Wong Fei Hung desde cedo teve que viajar por toda a China. Graças a isso, pôde conhecer inúmeros mestres. Numa dessas viagens, tornou-se discípulo do mestre Lam Fuk Sing, que fora discípulo de Tid Kiu Sam. O mestre Lam Fuk Sing passou a Wong Fei Hung todo o conhecimento que possuía, incluindo a rotina Tid Sin Kuen, criada por Tid Kiu Sam.

Sistema

O Hung Ga é baseado em posições baixas e fortes, deslocamentos estáveis e penetrações diretas; com ênfase na força dos membros superiores da resistência ao esforço, e em fortes técnicas de mão, sendo notáveis a mão de ponte e a versátil garra de tigre. Incide sobre o desenvolvimento de braços e pernas fortes, alicerçado na posição no cavalo (Sei Ping Ma), e no condicionamento dos antebraços (Da Sam Sing - "Explosão das Três Estrelas"). Sua habilidade é adquirida através do desenvolvimento de 3 partes: uma ginástica corporal completa, o combate livre e as formas (taolu), que são um conjunto de técnicas, servindo de "livro" para os praticantes. Quatro são consideradas os pilares do Hung Ga, são elas:

  1. Gung Ji Fok Fu Kuen (工字伏虎拳, Domando o Tigre na Forma da Ideograma Gung);
  2. Fu Hok Seung Ying Kuen (虎鶴雙形拳 - Forma Combinada de Tigre e Garça);
  3. Ng Ying Kuen (五形拳, Forma dos 5 Animais)
  4. Tid Sin Kuen (鐵線拳, Forma da Linha de Ferro)

 

 

Grão Mestre Frank Yee - (Yee Chi Wai) 余志偉

Grão Mestre Frank Yee (Yee chi Wai) é a 3ª Geração do Kung Fu Hung Ga desde o lendário herói Chinês Wong Fei Hung. Preserva em seus ensinamentos o tradicionalismo do Kung Fu chinês.

Em 1973, Mestre Yee se estabeleceu na Chinatown de Nova York e abriu Yee’s Hung Ga Kung Fu Academy. Além de ensinar Kung Fu Na academia, Mestre Yee também ensinou na Universidade de Long Island e na Universidade de Colúmbia. Com mais de 30 anos de ensinamento, ele formou muitos alunos ao redor do Mundo. Há filiais do Yee’s Hung Ga em Toisan China, Canadá, Europa e Estados Unidos e agora no Brasil. Por mais de décadas, Yee’s hung Ga Kung Fu participou de incontáveis competições Locais, Nacionais e internacionais ganhando Milhares de Medalhas e dentre essas, mais de mil medalhas de Ouro.

Mestre Yee trabalha para a divulgação do Kung Fu tradicional no Ocidente. Foi um dos fundadores do The Eastern United States Kung Fu Federation. Parte desse trabalho de divulgação, Mestre Yee inaugurou o Campeonato Wong Fei Hung Northeastern All Kung Fu Championship tournament em 1996. E a cada ano têm atraido mais de 500 competidores do estados Unidos, Canadá, Europa, Ásia e América do sul. Com com mais de 136 categorias incluindo Kung Fu tradicional, Wushu Moderno, Luta, Shuai Jiao (judô Chinês) Bagua e Tai chi.

A Convite da prefeitura de Taishan na China, ele foi convidado a ser presidente da the Taishan Kung Fu Association supervisionando as atividades marciais da cidade de Taishan. Ele também é membro consultivo do Museu do Wong Fei Hung em Foshan na china e treinador do setor de Kung Fu do Museu.

Mestre Yee passou muitos anos imerso no treinamento e divulgando o Potencial que o Kung Fu Hung Ga tem. Foi também nesse período que ele concretizou alguns de seus objetivos e criou The Taishan City Toi Sing Kung Fu Association onde ensina o tradicional Kung Fu sulista e Dança do Leão.

Mestre Yee aceita apenas alunos que mostram comprometimento em aprender e de bom caráter moral. Na China, ele proporciona estadia, equipamentos e treino sem qualquer custo aos alunos locais. Através dessa escola ele trabalha para manter vivo o tradicional Kung Fu chinês contrapondo a popularidade do Wushu Moderno. É através dessa dedicação que as pessoas do sul da china estão sendo reintroduzidas novamente ao Kung Fu Tradicional.

Formas

工字伏虎拳 - Gong Ji Fok Fu Kuen
"Domando o Tigre na Forma da Ideograma Gung”
(Subduing the tiger in an 'I' pattern form)

"Domando o Punho do Tigre na Forma do Caracter Kung"( Subduing the tiger in an 'I' pattern)
Essa Forma ensina as posturas e técnicas básicas do estilo.  Treinando essa forma o aprendiz exercita o corpo e aprende algumas das técnicas de luta que delineia o estilo Hung Ga. O caractere Gung em chinês é muito parecido com a letra I. Os passos dessa forma desenham a letra I no chão. É tradicionalmente a primeira forma ensinada no estilo Hung Ga.


虎鶴雙形拳 - Fu Hok Seung Ying Kuen
"Forma Combinada de Tigre e Garça”
(Tiger Crane Double Pattern Form)

A forma mais famosa do estilo Hung Ga. Enquanto o “Kung Ji fok Fu” ensina a base, “Tigre e Garça” treina a essência do estilo. Como próprio nome diz, a forma enfatiza técnicas firmes do tigre e flexíveis da garça. Tigre e Garça são dois animais que representam os dois pólos do artista marcial, força bruta e flexibilidade.

行月單刀 - Hang Yuet Darn Do
"Facão flutuante da Lua"
(Moon Flowing Single Broadsword)

Essa é a primeira forma de arma que é ensinado no estilo Hung Ga. As técnicas de facão são base para o uso de todas as armas curtas. Treina o controle da arma, força, precisão, firmeza e esquiva. A maioria dos estilos de Kung fu do norte usam mais as espadas enquanto os estilos do sul utilizam mais o facão.

五形拳 - Ng Ying Kuen
"Forma dos 5 Animais"
(Five Animals Form)

É a forma avaçada de técnica de mãos. Utiliza técnicas de 5 animais shaolin: Dragão, serpente, tigre, leopardo e garça.
 O dragão desenvolve o espírito do guerreiro. Treina ao mesmo tempo força e flexibilidade gerado pela cintura. 
A serpente treina a energia interna (Chi) através de movimentos rápidos em pontos vitais do corpo.
O tigre utiliza do seu corpo para atacar. Treina a musculatura e tendões, bem como a garra para bater e rasgar.
O leopardo utiliza da força e agilidade para atacar os oponentes e quebrar ossos.
A garça, com sua beleza dos movimentos, treina a precisão dos ataques e o equilíbrio do corpo. 

五郎八卦棍 - Ng Lung Ba Gwa Gwan -
“Bastão Oito Trigramas do Quinto Irmão”
(Fifth Brother Eight Trigram Pole)

Essa forma foi desenvolvida pelo famoso mestre de lança da dinastia Sun. O quinto irmão da família Yang.  Depois de ter sido derrotado em uma batalha, O general retirou-se para o monastério, onde desenvolveu as técnicas de bastão com base nas suas técnicas de lança. Essa forma dá ao praticante a base para todas as armas longas.

子母雙刀 - Ji Mo Seung Dao -
“Facão Duplo Mãe e Filho”
(Mother Son Double Swords)

Essa forma de facão têm o nome peculiar pois os dois facões movimentam em conjunto, uma atrás do outro, como um filho segue a mãe. Em outros estilos de Kung Fu essa arma é mais conhecida como “facão borboleta” As técnicas são base para o uso de armas duplas.

五郎八卦槍 - Ng Lung Ba Gwa Cheung -
“Lança Oito Trigramas do Quinto Irmão”
(Fifth Brother Eight Trigram Spear)

Essa forma de lança incorpora muito das técnicas ensinadas no Bastão, mas desenvolvendo mais os meios de furar, estocar com rapidez e flexibilidade. Como o Bastão oito Trigramas, essa lança também movimenta em 8 direções.

春秋大刀 - Chuen Choy Dai Do -
“Grande Facão Primavera Outono”
(Spring Autumn Great Knife)

Conhecido como Kuan Dao, é uma arma longa que enfatiza movimentos amplos de corte. Praticar essa arma desenvolve toda musculatura do corpo. Essa é uma arma reservada apenas para alunos avançados.

瑤家大扒 - Yu Ga Dai Pa -
“Tridente da Família Yu”
(Yu Family Tiger Fork)

O tridente é uma arma grande e pesada originalmente usada para caçar tigres. Praticantes dessa arma normalmente ficam fortes e rápidos, pois é uma arma pesada e de difícil controle. Essa arma é reservada também para praticantes de alto nível. 

鐵線拳 - Tid Sin Kuen -
"Forma da Linha de Ferro"
(Iron Wire Fist)

"Punho da Linha de Ferro" ou  “Arame de ferro” é a forma mais avançada de mãos livres do Hung Ga. Desenvolvido por Tiet Kiu Saam um dos 10 tigres de cantão, essa forma treina desenvolvimento energia Interna (Chi) Desenvolve o abrir e fechar do corpo bem como o leveza e peso da energia. Mas mais importante é treinar as 12 conecções (pontes) do corpo e a respiração correta.

牛骨扇 - Ngauh Gwat Sin -
"Leque Osso de Touro"
(Beef Bone Fan)

Essa forma de leque foi criado pelo nosso grande mestre Tang Fung (discípulo de Wong Fei Hung) Utiliza técnicas de curto alcance para defender, travar o oponente e atacar seus pontos de pressão. Diferentemente de outras formas de leque, essa forma não possui movimentos floreados, mas ainda assim é gracioso. A forma de leque é um bom exemplo do uso do espírito guerreiro do estilo Hung Ga, usando ao mesmo tempo força e flexibilidade.
落雨双头棍- Luhk Yu Seurng Tao Gwan - “Bastão de duas pontas da Chuva que cai” (Falling Rain Double Ended Pole)
Forma que tem sua origem em duas formas: “猴子棍 Hau ji Gwan” Monkey Pole e “双炮棍 Seung Pao Gwan” Double Cannon Pole (Lao Hung Ga). Grão Mestre Yee combinou a explosão curta e repentina do “Double Cannon” com os movimentos curtos e também de “duas pontas” do “Monkey pole” compilando uma forma que, ao contrario do bastão normal do Hung Ga (Ng lung ba gwa gwan que sempre mantêm distancia de combate) sempre está indo para cima do oponente sem dar chances de escapar, assim como uma “chuva pesada que cai” e é impossível fugir.

千字 Chin Ji Kuen – “Forma do Ideograma 1.000” (1,000 Ideogram Form)

È uma forma curta que foi compilada pelos grão mestres detentores das maiores linhagens do grande herói chinês, Wong Fei Hung, e tem por objetivo ser um novo elo de ligação entre as famílias de Hung Ga Kuen, Ela se baseia em um dos princípios mais usados em combate de nosso estilo, o 千字手 “Chin Ji Sao”, por ser muito versátil, nosso Gão Mestre também a chama de “ever change hands” (mãos que sempre mudam).